06
Mar
06

Aletria (actualizado do meu antigo blog)

Ontem eu e o Luis decidimos fazer Aletria. Para quem não sabe é uma espécie de arroz doce mas com massa. A minha mãe e a mãe dele costumam fazer na época de Natal e desta vez, fomos nós que fizemos. Como ambas as mães fazem de maneira diferente, decidimo-nos giar por um livro de receitas. A verdade é que ficou bom, mas não tão bom como o das mães. Como a minha mãe foi lá jantar, aproveitei para que ela me transmitisse a receita. O problema é que ela não segue uma receita mas faz a “olho”. Por isso vou tentar mais ou menos traduzir.

Aletria Doce:

Coloca-se numa panela água para cozer a aletria, não muita. Deitar uma pitada de sal e deixar ferver. Quando ferver juntar casca de 1 limão e leite, para que fique com um aspecto leitoso. Juntar açúcar (a mesma quantidade ou menos, que a quantidade utilizada de aletria) deixar ferver e juntar a aletria. Deixar cozer e juntar água se necessário. A aletria deve ficar com pouca água, mas o suficiente para não agarrar e puder mexer-se. Depois de cozer, retirar do lume e tirar as cascas de limão. Entretanto separam-se as gemas de cerca de
3 a 4 ovos (isto considerando entre 250-350 g) e mistura-se as gemas. Junta-se um pouco de água ás gemas e depois com muito cuidado junta-se á aletria, mexendo sempre. Por fim, deita-se numa travessa e polvilha-se com canela.

1 Response to “Aletria (actualizado do meu antigo blog)”


  1. 7 de Março de 2006 às 11:37 am

    Adorei a aletria. Ficou boa, para 1ª vez. As próximas vezes vão ficar melhor, de certeza.

    Amo-te.

    P.E.


Deixe uma Resposta

Encomendas

Caso pretendam alguma peça tricotada por mim, é só entrar em contacto através do email (mamamartinho@gmail.com) com a informação do que pretendem, que eu irei responder.

Escreve o teu endereço de e-mail para seguir este blog e receber as notificações de novos posts por e-mail.

Junte-se a 541 outros seguidores

Categorias

Arquivos


