28
Dez
09

Luvas sem dedos

Há um tempo o Luis pediu-me para lhe fazer umas luvas sem dedos. Depois de muita procura de modelos , lá consegui encontrar um que lhe agradou. Ficou na minha lista ainda algum tempo a aguardar que fossemos os dois comprar a linha para elas.

Na loja onde compramos a linha, tivemos um episódio engraçado. A Sr.ª da loja ao saber que ia tricotar luvas perguntou-me : “Com 2 agulhas?” e eu disse: “Não, com 5. Vou fazer umas luvas com os dedos (não valia a pena estar a explicar que os dedos não tinham pontas)”. Ao que para minha surpresa a Sr.ª disse “Quando era nova fazia as luvas com dedos mas com 2 agulhas”. Achei estranho e disse “Pois mas isso implica depois costuras que não quero fazer!” e mais uma vez fui surpreendida quando me respondeu que não levava costuras.

Deste episódio coloquei no grupo das Tugas lá no Ravelry a pergunta se alguém conhecia este método. A única resposta que tive foi da existência deste dois modelos (iguais), mas que pelo que vi tem costura na mesma entre os dedos. Fiquei-me pelo modelo que tinha escolhido com 5 agulhas.

Gostei muito de fazer estas luvas e achei que eram bem rápidas. A linha é óptima para trabalhar e muito fofinha.

Quanto ao modelo achei-o um pouco grande no final, mas a minha experiência com luvas não era muita e por isso não tentar fazê-lo mais pequeno.

Ficam aqui algumas fotos dos promenores das luvas:

Informações do projecto

Modelo: Men’s Fingerless Gloves

Linhas:

Nome/Marca Cor Qnt. (gr) Metr. (mt) Composição Tensão Agulhas Compra feita em
Merino/Miltons  17- Preto 71 106 mt/50gr 100% lã merino 17 ptsX22 filas= 10 cm 5,5 ou 6 mm Casa das Lãs- Alvalade

Agulhas: 5 agulhas de 2 bicos de 4 mm

21 Responses to “Luvas sem dedos”


  1. 28 de Dezembro de 2009 às 8:36 am

    Ficaram muito bem, Mónica! Eu ainda não ganhei coragem para tricotar com 5 agulhas…:(
    Tu és imparável!
    Bjinhos

  2. 28 de Dezembro de 2009 às 11:40 am

    Ai, nem de propósito! Ando com umas luvas pretas sem dedos para o meu namorado penduradas há anos!! O pior é que já fiz uma e não há maneira de terminar a outra. Ainda no outro dia ele me falou nisso… O problema foi que a receita foi inventada por mim e não gostei muito das medidas na 1ª luva, por isso não me sinto muito motivada para fazer a 2ª… acho que não vale a pena fazer a 2ª igual à 1ª mas também me estava a custar não aproveitar a 1ª, já que está feita… No fundo acho que já decidi que o melhor é fazer outro par com outra lã, porque também não gosto muito da lã que usei, é muito fina e sintética, mas faltava-me a motivação e a inspiração para fazer umas novas. Pois acho que vou aproveitar a tua dica e seguir esta receita! Ficaram impecáveis!!! Se mostrá-las ao meu namorado tenho a certeza que ele vai pedir para eu começar imediatamente! E obrigada pelas fotos em grande detalhe 😉
    Bjs

  3. 28 de Dezembro de 2009 às 11:46 am

    (cont.) Eu também não conheço essa técnica de fazer luvas com 2 agulhas… Faço sempre com 5 agulhas, tal como as meias, e parece-me ser a única técnica para não ter costuras no final.

  4. 28 de Dezembro de 2009 às 1:28 pm

    Olá Mónica!

    Boa vejo que sempre encontraste um esquema de luvas do teu agrado e ficarm bem giras!

    Eu já usei esse fio é bem fofinho.

    como sempre parabens.
    bj

  5. 28 de Dezembro de 2009 às 3:53 pm

    Ola Monica.
    Ficaram o maximo, acho que vou fazer umas para o João! Tenho a certeza que ele vai gostar.
    Beijinhos
    Manela

  6. 29 de Dezembro de 2009 às 12:03 pm

    que lindas e perfeitinhas!!
    Beijinhos

  7. 30 de Dezembro de 2009 às 2:47 pm

    Ai, se eu não estivesse “proibida” de tricotar…. Acho que o Miguel ia adorar umas luvas como estas, que dão muito jeito para conduzir nos dias frios!
    Beijinhos

  8. 30 de Dezembro de 2009 às 4:09 pm

    Eu amei! Estava procurando uma receita assim, com as divisórias dos dedos! E eu gosto muito da cor preta! Muito bem, ficou linda! Beijão e Feliz Ano Novo!

  9. 30 de Dezembro de 2009 às 8:40 pm

    Ficaram ótimas! eu tenho algumas receitas separadas pra fazer as luvas com dedos mas sem pontas… mas não conheço essa com 2 agulhas e sem costuras??
    bjinhos

  10. 4 de Janeiro de 2010 às 5:23 pm

    Ficaram o maximo.

    Tu não paras realmente, o teu dia deve ter mais de 24horas.ehehehehe

    Dá gosto ver tantos trabalhos cada vez mais bonitos e perfeitos.

    Parabéns.

    Alda

  11. 7 de Janeiro de 2010 às 8:58 am

    Ficaram perfeitas. Adoro luvas sem dedos, são muito práticas.
    bjs

  12. 7 de Maio de 2010 às 2:02 pm

    Quero muito fazer uma luva sem dedo em trico,mas infelizmente eu nao tenho a receita.Será que vc pode me mandar. E muito importante.Minha mae fazia mas eu era muito pequena e nao aprend..Por favor me ajude.Desde ja agradeço atenciosamnete.Sonia

  13. 8 de Maio de 2010 às 12:01 am

    eu queria muitooooo uma luva dessas mas eu naum sei onde
    vende :”(

  14. 15 Hadassa '
    8 de Maio de 2010 às 12:02 am

    por favor me manda como se faz 😦

  15. 17 Karina
    12 de Maio de 2010 às 11:25 pm

    Estou querendo muito uma luva dessas, por favor, faça contato comigo ASssim q possível.

    kavitorino@golnet.com.br

  16. 19 angelica
    7 de Agosto de 2010 às 1:55 am

    tem uuma maneira de fazer luvas com 2 agulhas e sem costuras, vc começa pelos dedos e vai descendo.
    se quiser mais detalhes me manda um email


Deixe uma Resposta

Encomendas

Caso pretendam alguma peça tricotada por mim, é só entrar em contacto através do email (mamamartinho@gmail.com) com a informação do que pretendem, que eu irei responder.

Escreve o teu endereço de e-mail para seguir este blog e receber as notificações de novos posts por e-mail.

Junte-se a 547 outros seguidores

Categorias

Arquivos


