24
Fev
11

Iogurtes

Tenho lá em casa uma iogurteira da minha mãe, com muitos anos. Usei-a muito na altura em que estava grávida, quer do Fábio, quer do Henrique, pois como não gostava de iogurtes naturais e não podia comer os açucarados por causa dos diabetes a solução era fazer os meus próprios iogrtes sem açucar mas com aromas.

Até à uns dias ficou lá arrumada no armário, mas foi ai que ao ler o Blog da Susana fiquei a matutar se não conseguiria fazer iogurtes de soja. Explico:  o Henrique não tolera os iogurtes de vaca, bebe leite de vaca sem problemas, mas os iogurtes fazem-lhe parar a digestão. Solução, iogurtes de soja. O Fábio, dos poucos que come também tem de ser de soja, pois os outros provocam-lhe cólicas. Eu raramente como iogurtes assim como o Luis. Para fazer iogurtes em casa, justificava se conseguisse fazer de soja!

A primeira tentativa resultou muito mal, mas a minha segunda ficou aprovada pelos consumidores:

Como fiz? Depois de umas pesquisas pela net cheguei a esta solução:

1 litro de leite de soja,

1 iogurte de soja (no meu caso usei um de aroma que tinha mas podia ser natural)

meio pacote de gelatina em pó de ananás (tenho lá ainda de morango para experimentar)

Levei metade do leite a aquecer com a gelatina apenas até ela se desfazer. O restante leite juntei com o iogurtes e por fim o leite com a gelatina quando já não estava muito quente. Coloquei nos frascos e levei à iogurteira sem tampa durante 10-12 horas.

A receita que vi e na qual me inspirei usavam o pacote todo da gelatina, mas ficava tipo pudim. Eu queria realmente alguma consitência no iogurte que não tinha conseguido anteriormente, mas não tanta. Experimentei com metada do pacote e resultou muito bem! O sabor é de ananás, doce qb, e a consistência como de um iogurte!

Mas não fiquei por aqui, pois descobri que podia fazer iogurtes liquídos! Para mim foi ouro sobre azul! Os meus ficaram um pouco espessos demais, pois distraímonos e deixamos ficar 12 horas ao invés das 10 a fermentar. Mas sem dúvida uma receita a repetir!

1 litro de leite magro,

1 iogurte líquido (pode também usar-se meio copo de iogurte sólido)

açucar a gosto

Misturei tudo a frio, coloquei nos frascos e deixei na iogurteira a fermentar. Como nos de soja não coloquei as tampas, pois reparei que sem elas o iogurte fica mais uniforme.

4 Responses to “Iogurtes”


  1. 24 de Fevereiro de 2011 às 2:27 pm

    Que belo passeio, apesar do pouco tempo vejo que aproveitou bastante. Que linda catedral! E essa estátua de Leonardo, um artista maravilhoso sem dúvida. A sua foto com o Pinóquio ficou muito gira, hah, hah!
    Obrigada por compartilhar as fotos.
    bjs

  2. 24 de Fevereiro de 2011 às 2:28 pm

    Interessante, nunca experimentei iogurte de soja. Deve ficar gostoso.
    bjs

  3. 24 de Fevereiro de 2011 às 6:11 pm

    Nem sabia que existim de soja! Os yogurtes me fazem mal, indigestos… adorei essa receita, obrigada:)

    bjinhos

  4. 25 de Fevereiro de 2011 às 11:36 am

    Ahhhh, eu também tinha uma iogurteira dessas (era da minha mãe também), mas há bastantes anos deixei-a cair no chão e partiu-se toda…. Ainda hoje me recrimino por isso.

    Beijinhos


Deixe uma Resposta

Encomendas

Caso pretendam alguma peça tricotada por mim, é só entrar em contacto através do email (mamamartinho@gmail.com) com a informação do que pretendem, que eu irei responder.

Escreve o teu endereço de e-mail para seguir este blog e receber as notificações de novos posts por e-mail.

Junte-se a 516 outros seguidores

Categorias

Arquivos


