03
Ago
11

Hortinha

Há bastante tempo que pensavamos como seria bom termos uma vivenda com um quintalzinho onde pudessemos plantar alguns legumes. No entanto, vivemos num apartamento e não nos parece que iremos mudar, e por isso optamos por uma solução que consideramos viável!

O nosso apartamento por sorte, tem 3 varandas, sendo uma delas muito pequena e outras duas rasoáveis. Uma tem uma pequena mesa com 2 bancos e serve para nos deliciarmos com alguns lanches, e por isso não pretendemos colocar mais nada. Na outra varanda temos o caixote do lixo e tinhamos alguns vasos com ervas aromáticas. Eliminamos esses vasos e colocamos 2 grandes vasos tipo floreiras onde plantamos além das ervas aromáticas (mangericão, hortela, hortelã da ribeira, tomilho e cebolinho), um pé de beringela, um pé de tomate cherry e um pé de pimento laranja:

Mas não ficamos por aqui. Na nossa vandanda pequena temos ainda um clementeira (nem sei se esse nome existe):

Em breve esperamos ficar deliciados com os nossos produtos caseiros!

Anúncios

8 Responses to “Hortinha”


  1. 28 de Julho de 2011 às 8:10 am

    adoro hortas, mas não consigo ver as tuas fotos…

  2. 3 de Agosto de 2011 às 10:26 am

    Admiro-te mesmo.
    Eu não sou nada fã de vasos, jardins e afins, não tenho jeitinho nenhum e acaba tudo murcho e sem graça.
    Clementinas ao domicilio? hum, devem ser gostosas.

  3. 3 de Agosto de 2011 às 8:15 pm

    Puxa, que sorte a de vocês! Não tenho esses espaços. Gostei muito dos “temperos” que plantou, espero vê-los em breve nas comidinhas!

    bjinhos

  4. 4 Isabel Neves
    4 de Agosto de 2011 às 10:13 pm

    Parabéns pelas tuas ervas aromáticas e legumes.
    As minhas já estão enormes já tirei coentros e salsa umas 5 vezes e as minhas plantas e relva estão já a precisar de ser cortadas…
    Ainda não tive tempo de colocar no blogger as fotos já as tirei à 1 mês…
    Ficam para daqui uns dias 🙂
    Beijocas para vocês 4.

  5. 5 de Agosto de 2011 às 12:16 pm

    Pois tens razão: quem mora numa vivenda tem algum espaço para se poder tornar num horticultor e produtor caseiro. Há colheitas que dão tanto(como no caso de algumas frutas) que acabo por ter de dar para que não se estraguem. (como por exemplo: fisális, limões, tamarilhos, maracujás, morangos, laranjas e alperces). De resto, as outras árvores e cultivos dão apenas o suficiente para consumo cá de casa.
    Mas tenho de reconhecer que além de darem muito trabalho ainda gastam muita água. (e como os meus produtos são 100%biológicos não uso nada de produtos para combater as pragas. Então, mato as lagartas à mão). Depois, são as folhas que caem de tudo quanto é árvore e arbusto e que não dou varridas. Pareço o emprEgado da Câmara sempre de vassoura na mão.
    Tens muita sorte em morar num andar e ter varandas porque a maioria dos andares parecem caixotes e já não sabem sequer o que é um espaço desses.
    Cada vez mais vemos que nas varandas florescem ervas aromáticas para uso doméstico e não só… algumas até couves vemos, bem altas, que davam um belo caldo verde.
    E não há mesmo nada que chegue a uma colheita feita na hora de utilizar.
    Depois…criam-se hábitos. Cá em casa agora é a moda , depois do jantar, do chá de alecrim com menta para uns ou com hortelã para outros.
    Mas mesmo o mais engraçado é o gozo que nos dá vermos as coisas crescerem dia a dia.
    Quanto à árvore do vaso será uma clementina?
    Aqui há uns anos deram-me um vaso com uma tangerineira de jardim. Os frutos , embora mais pequenos são tal e qual tangerinas. E vai dando uma grande parte do ano. Um dia vieram cá a casa uns amigos e um dos filhos do casal apanhou uma, descascou e meteu à boca.
    O rapaz cuspia por todos os lados pois aquilo era mais que azedo.
    Vê lá se a tua clementina não será algo do género.
    Porque se for e tiver a mesma curiosidade por parte dos teus filhos, vai ser uma má experiência.
    beijos
    bom regresso ao trabalho

    • 5 de Agosto de 2011 às 1:08 pm

      Pois, tens sorte! Quando mudei de casa o que gostei muito nesta foi mesmo as varandas! Inicialmente não tinha intenção de lá colocar nada, a não ser na maior da sala em que coloquei uns vasos para o lado de fora, seguros na guarda. Com o tempo começamos a povoar, a varanda da cozinha com as ervas aromáticas que são bastante utilizadas, e depois lá veio o tempo dos legumes! Ontem apanhei os primeiros pimentos, lindos! E com um cheirinho!!!!

      A árvore é uma clementina, mas não é das miniaturas. No vaso tem quase a minha altura, mas é novinha. Sei quais são as que falas e estas são mesmo para comer. O Sr. que nos vendeu diz que são muito doces, que se produzem bem em vaso e que dão o ano todo. Nesta altura já tenho muitos frutos, alguns maiores outros mais pequenos. No entanto não há modo de amadurecerem. Vamos esperar!

      Bjs

      Mónica

  6. 9 de Novembro de 2011 às 6:40 pm

    Lá em casa ando a fazer o mesmo (ou melhor, anda o Miguel a fazer o mesmo). Embora tenha terreno, optámos por colocar as ervas aromáticas em canteiros, cá fora no alpendre que fica à porta da cozinha!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Encomendas

Caso pretendam alguma peça tricotada por mim, é só entrar em contacto através do email (mamamartinho@gmail.com) com a informação do que pretendem, que eu irei responder.

Escreve o teu endereço de e-mail para seguir este blog e receber as notificações de novos posts por e-mail.

Junte-se a 539 outros seguidores

Categorias

Arquivos


%d bloggers like this: