Desta vez apresento-vos aqui um projecto de costura e reciclagem!
Apesar de ser algo super simples, fiquei muito orgulhosa do que consegui fazer e por isso não queria deixar de vos falar sobre isso.
O nosso quarto apesar de grande, encontra-se um pouco “atolhado”, isto porque além do quarto temos ainda um espaço com estantes, e secretária. Como tal o espaço é pouco e temos de pensar muito bem em como dispor tudo para que parece espaçoso. Bem a parte que mais nos incomodava visualmente era o espaço da janela, em que devido aos cortinados que tinhamos (2 cortinados opacos nas laterais e um cortinado de cor transparente no meio), ficava muito em cima dos móveis. A solução seria mudar-mos um cortinado para outros estores tipo japoneses.
Quando comecei a ver o preço dos cortinados, fiquei a pensar duas vezes (sou forreta, o que se vai fazer?), e pensei que talvez não fosse mal pensado fazer eu o cortinado! Lembrei-me do cortinado transparente que tinha e que tanto gostava! Então reciclei-o!
Resumindo, o que fiz, melhor fizemos, pois houve uma parte que foi feita pelo Luis, foi retirar as alças do topo do cortinado. Para isso apenas cortei as alças. Abri um pouco a costura no topo, para que pudesse entrar um varão.
Depois fiz uma bainha nova ao cortinado, para o tamanho que consideramos razoável. Nesta bainha deixei uma abertura no topo.
Comprei uma fita de organza em creme e depois de cortar em duas, cosi-a ao cortinado em duas estremidades (dobrada a meio). No fundo, consegui fazer um pequeno bordado com a máquina, nada de especial, mas que me deixou bem orgulhosa com o feito! Um pequeno truque para quem for inexperiente como eu, para tecidos finos, como a organza, deve coser-se o tecido com um papel por baixo. No final rásga-se.
Depois das costuras feitas, o que fizemos foi comprar um tubo de madeira que depois de cortado á medida foi introduzido no fundo do cortinado. Aproveitamos o tubo do cortinado que tinhamos e apenas compramos umas novas estremidades para o mesmo e ainda uns suportes para o prender ao topo da caixa de estore. Esses suportes eram em prateado e foram pintados para ficar melhor!
Olá Mónica!! Nos dias de hoje temos mesmo que primorar pela reciclagem!! Parabéns, o cortinado ficou lindo!
Ficou bonito e com um custo baixo, não existe nada melhor!!!
bjs
Ficou explendida!! Amei a transformação! Tens razão de fiicar orgulhosa, ficou pra lá de linda!
bjinhos
Que boa e bonita solução, Mónica!
Fico sempre surpreendida quando venho visitá-la.
Parabéns pelo belissimo trabalho e um grande beijinhos.
Gena