17
Maio
13

Bolo de restos?

Não tenho falado de comida aqui, mas a verdade é que durante o tempo que estive de licença em casa, foi uma das coisas a que me dediquei! Adoro cozinhar e adoro preparar novas comidas! Não as divulgo a maioria das vezes apenas porque não são da minha autoria, outras, porque simplesmente me esqueço de tirar fotos…
Desta vez o caso foi diferente, sendo que as fotos não são as melhores já que foram tiradas do meu telemóvel. Bem, mas vamos lá ao que interessa ao referido bolo!

A minha mãe faz várias vezes aletria, que nós adoramos e quando o faz faz para a família, sendo que cada um de nós (eu e o meu irmão além dela) ficamos com um grande tabuleiro para comer! Nisto acontece que lhe sobram sempre claras e como sempre ela dá-mas! Por vezes faço farófias, que o Luis adora, outras vezes congelo, e outras vezes faço um bolo de claras. Desta vez fiz um bolo de claras sim, mas diferente do normal! A inspiração veio da net, onde vi uma receita parecida e que adaptei ligeiramente. O resultado foi fenomenal!

Ora então vamos á receita!

ingredientes:
5 claras de ovos
200 gr de avelãs
casca de meio limão
140 gr de açúcar
100 gr de manteiga
100 gr de farinha
2 colheres de chá de fermento
1 pitada de sal

Comecei por bater as claras em castelo com um pitada de sal e reservei. Depois triturei muito bem as avelãs com a casca de limão (podem substituir por outro citrino e na minha opnião se for mais não ficará nada mal!) até que fique o mais fino possível.
Numa taça misturei o açucar com a manteiga amolecida até que fez um creme. Juntei-lhe o miolo de avelãs e limão e voltei a misturar. de seguida juntei-lhe a farinha e o fermento e misturei mais uma vez. Fica uma massa bem espessa. Por fim juntei-lhe as claras em castelo e misturei devagar (foi mais um envolver) por forma a tentar não perder o volume das claras.
Coloquei numa forma de silicone (desta forma dispensei untar a forma!) e levei ao forno por alguns minutos a 180º até que ficou cozido.

Bolo

E voilá!!!!

3 Responses to “Bolo de restos?”


  1. 1 tina
    17 de Maio de 2013 às 10:11 am

    tem um aspecto delicioso! Um xi-coração.

  2. 20 de Maio de 2013 às 6:09 pm

    Huummmm, parece tão fofinho!

    bjs e uma ótima semana

  3. 20 de Maio de 2013 às 8:22 pm

    Que delicia de bolo!! nunca fiz nada só com claras… anotei a receita:) brigadinha

    bjinhos


Deixe uma Resposta

Encomendas

Caso pretendam alguma peça tricotada por mim, é só entrar em contacto através do email (mamamartinho@gmail.com) com a informação do que pretendem, que eu irei responder.

Escreve o teu endereço de e-mail para seguir este blog e receber as notificações de novos posts por e-mail.

Junte-se a 547 outros seguidores

Categorias

Arquivos


