09
Jun
13

Bolos de aniversário

Este ano, temos apostado nos bolos de aniversário caseiro! Uns mais tradicionais e outros mais originais, mas sempre saborosos!!!

O primeiro, foi o do Luis, um bolo mais tradicional e feito em casa por mim. Comprei 2 preparados de bolos, um de chocolate e o outro de amêndoa e fiz 2 bolos redondos. Aparei os topos para que ficasse certinho, e coloquei entre eles ananás partido aos pedaços e um pouco de sumo de ananás para que não ficasse tão seco.
Depois cobri o bolo com um merengue (claras em castelo com açucar) e tinha ideia de o queimar com o maçarico, para que ficasse uniforme em termos de cor, mas não tinha gás… por isso levei ao forno (a 50º) e ficou apenas com o topo castanhinho!

bolo

O segundo foi para os anos do Fábio, para a sua festa com os amigos (a dos familiares foi com um bolo de compra) em que fizemos uns “chupas” de bolo. Na minha opnião ficaram muito grande e por isso um pouco enjoativos. A ideia partiu de uma série de culinária que dá no Sic Mulher da Lorraine Pascale. É uma receita super simples que consiste em triturar bolachas oreo, depois juntar uma colher de tulicreme (ou similar) até que se forme uma bola (a dose de tulicreme deve ser ajustada á dose de bolachas que se usa). Depois formam-se bolas. Leva-se ao frigorifico para que fiquem rijas. Entertanto derrete-se chocolate branco e molha-se um pau de espetada no chocolate e coloca-se na bola. Nesta fase, depois de ter espetado os paus, levei as bolas ao congelador por pelo menos 15 minutos. Isto ajudou a que as bolas quando fossem mergulhadas no chocolate de seguida ficassem mais rapidamente secas e não ficasse a escorrer chocolate. Como falei mergulha-se as bolas no chocolate e depois passa-se por bolinhas e açucar ou algo para cobrir a gosto.

Bolo

Por fim o último bolo até à data, foi o do meu aniversário! Mais uma vez uma receita dela! Desta vez encontrei na net quem já tenha descrito como se faz e por isso podem ver aqui. Usei uma torta de baunilha e um sorvet de tangerina e limão. Ainda “molhei” a torta com martini Bianco, usando um pincel, pois achei que ficava melhor com os sabores que escolhi.
Bolo torta

Ficou divinal! Não sobrou uma migalha, e se houvesse mais mais se tinha comido!
Bolo torta


4 Responses to “Bolos de aniversário”


  1. 10 de Junho de 2013 às 4:22 pm

    Uau!! cada bolo que fez hein? Muito bom!! achei bem interessante o de bolas e o 2º deve ser maravilhoso, só a aparencia dele é bárbara:)

    bjinhos

  2. 10 de Junho de 2013 às 5:27 pm

    Gostei de todos, ficaram lindos e parecem deliciosos. Pena que não estava aí para provar. rs

    bjs

  3. 3 Ana Paula
    11 de Junho de 2013 às 2:52 pm

    Adorei todos , confesso que o martini deve ter dado um toque final delicioso….bjs e feliz aniversário…

  4. 4 Patricia
    17 de Junho de 2013 às 2:02 pm

    que lindos bolos e que excelentes ideias!! o da torta dancake já conhecia, já vi o jamie oliver fazê-lo na televisão. ele junta frutos secos (amendoa, pistachio, etc) quando coloca o gelado em cima da torta, também deve ficar muuuuuito bom!!!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Encomendas

Caso pretendam alguma peça tricotada por mim, é só entrar em contacto através do email (mamamartinho@gmail.com) com a informação do que pretendem, que eu irei responder.

Escreve o teu endereço de e-mail para seguir este blog e receber as notificações de novos posts por e-mail.

Junte-se a 503 outros seguidores

Categorias

Arquivos

Mamã Martinho


%d bloggers like this: