15
Jul
13

bolo aromatizado de pistachos e claras

Sei que não costumo aqui divulgar muito sobre comida, apesar de este ser um dos meus grandes prazeres, no entanto não me sinto bem em publicar receitas criadas por outras pessoas. No entanto desta vez o caso é diferente, já que é uma receita da minha autoria. Ora vamos lá a explicar como surgiu.

O tempo por aqui tem estado quente, e por isso congelei umas 3 claras que tinha cá por casa a aguardar melhor altura para ligar o forno. E assim foi, o tempo arrefeceu um pouco e puz-me a pensar em fazer um bolo. Nisto olho para a despensa e vejo um resto de pistachos que tinha e lembrei-me de uma altura em que fiz um bolo com miolo de avelâs que adorei pela textura que tinha. Nisto surgiu o bolo de claras e pistachos, no qual usei uma receita base de bolo de claras alterando para puder usar os meus ingredientes! Por fim ainda o aromatizei com anís estrelado, o que deixou um travo adocicado e um cheirinho fenomenal cá em casa!

Bolo aromatizado de pistachos e claras

Agora vamos á receita:

Ingredientes:

25o gr de açúcar

225 gr de farinha e pistachos moidos (não sei a quantidade de pistachos que tinha, mas o que me interessava era ter uma mistura com esta quantidade, por isso juntei farinha aos pistachos até ter a dose certa)

1 colher de chá de fermento em pó

3 claras

4 ovos

115 gr de margarina de culinária

1 pitada de sal

1 flor de anís estrelado

A receita:

Antes de passar á receita, fica aqui umas notas introdutórias importantes:

Os pistachos depois de descascados, foram esmagados com o almofariz até que ficaram num pó bem fino. Ainda os passei por uma rede para garantir que não ficavam pedaços grandes, mas no final vendo que o que estava na rede era fino, juntei ao restante.

A flor de anís passou pelo mesmo processo, foi muito bem esmagada no almofariz até resultar num pó fino.

Primeiro comecei por juntar numa tigela a farinha com os pistachos, o açucar, o fermento e aflor de anís, e misturei bem. Numa outra tigela coloquei as gemas de ovos e juntei-lhe a manteiga derretida, mexendo sempre.

Após este processo abri uma cova no preparado seco e juntei-lhe os ovos e a manteiga e misturei até ter uma “bola” de massa uniforme.

À parte bati as 7 claras em castelo com uma pitada de sal e por fim juntei ao preparado anterior. Envolvi as claras com a massa até estar tudo bem ligado. Levei ao forno numa forma de silicone (assim evito de untar formas!), a 180 º até que o palito saiu seco!

Esta massa eu dividi em 2 formas e deu dois bolos normais. Caso fizesse tudo numa forma teria de ser uma forma grande já que o bolo seria grande.

Anúncios

3 Responses to “bolo aromatizado de pistachos e claras”


  1. 16 de Julho de 2013 às 5:23 pm

    Nossa, deve ter ficado bom mesmo! Nunca comi bolo com pistache nem aniz… adorei.

    Bjinhos

  2. 17 de Julho de 2013 às 3:34 am

    Sobraram claras do arroz doce e do bolo-rei e decid-me a aproveitá-las para um bolo, ao invés de as congelar. Encontrei algures uma receita de bolo de claras com chocolate que adaptei para a (Thermomix) Bimby.

  3. 17 de Julho de 2013 às 8:42 pm

    Misture num recipiente as gemas com o Açúcar Fino Sidul. Junte a farinha, o leite, o chocolate, o óleo e o fermento e mexa bem. Bata as claras em castelo e adicione-as ao preparado anterior. Coloque no forno a 180ºC, numa forma previamente untada, durante 25 a 35 minutos. Entretanto prepare a calda de cholocolate: leve o chocolate com o leite ao lume a ferver e até ficar uma mistura cremosa.Recheie e decore o bolo com pepitas de chocolate.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Encomendas

Caso pretendam alguma peça tricotada por mim, é só entrar em contacto através do email (mamamartinho@gmail.com) com a informação do que pretendem, que eu irei responder.

Escreve o teu endereço de e-mail para seguir este blog e receber as notificações de novos posts por e-mail.

Junte-se a 547 outros seguidores

Categorias

Arquivos


%d bloggers like this: