11
Set
13

Cristo Senhor

Um pouco atrasada no meu relato dos livros, devido ás férias e retorno ao trabalho, aproveito agora para aqui falar desta última colecção que li. É uma triologia, no entanto a escritora ainda não publicou o 3º livro, com muita pena minha…

Cristo Senhor – A saída do Egito, de Anne Rice
Baseando-se nos evangelhos e nos estudos mais respeitados sobre o Novo Testamento, o livro acompanha Jesus e sua família na viagem de exílio no Egito e no contexto detalhado da rebelião dos judeus contra Herodes Arquelau, o governante herege de Israel. Mistura romance histórico com Resumo dos Evangelhos, de Tolstoi, o livro apresenta Jesus como místico, curandeiro, profeta e uma criança bastante real. É uma história de mistério, narrada pelo próprio Salvador, que se empenha em compreender seus estranhos poderes e nascimento predentinado. Ele dá vida a pássaros de barro, faz neve cair, traz de volta à vida um garoto morto e confunde os mais velhos com um conhecimento inusitado. Há algo, porém, em sua empatia sobrenatural e inteligência privilegiada que resume o deslumbramento provocado por este menino sem igual.

Já não me recordava a escrita desta autora, apesar de ter sido uma das favoritas na minha adolescência. Este livro é completamente diferente do tipo de livros dela, no entanto fabuloso na mesma. Por vezes senti-me a transportar para aquela época e fiquei com uma ideia muito perfeita de como era a mentalidade a cultura daquele povo naquela época. Por vezes sentia-me com um aperto no coração quando lia o que aquele menino sofria e sem dúvida senti-me com uma fé ainda maior se tal for possível.

Cristo Senhor – O Caminho para Caná, de Anne Rice
No segundo volume da biografia ficcional de Jesus, ou Yeshua bar José, os leitores descobrem que o menino de outrora cresceu e tem plena consciência de quem é. Quanto mais humano ele se revela, mais divino se torna. A história começa no último inverno antes de seu batismo no Rio Jordão, e vai até o milagre da transmutação da água em vinho tinto, em Caná – ocasião em que é reconhecido como o escolhido e conclama o povo de Israel a segui-lo, qual previram os profetas. Mais do que a saga de uma das principais figuras religiosas dos nossos tempos, uma reflexão sobre a influência dos ensinamentos de Cristo em nossas vidas.

Já muito diferente do 1º, pelo menos porque não era contado pelos “olhos” de uma criança, mas sim de um adulto. Foi fenomenal ver ali em história tantas das passagens da biblia que conheço. Uma vez mais foi maravilhoso puder “conhecer um pouco melhor” certas personagens que nos aparecem na biblia, quase de fugida e claro, foi fenomenal a versão da escritora sobre as 3 tentações de cristo, acho que foi uma das passagens que mais gostei!

Enfim, fico com pena de não ter saido ainda o último livro, pois iria devorá-lo como os outros.

Com isto vou voltar a introduzir a escritora na “minha vida” e voltarei em breve com mais opniões sobre outros livros dela.

0 Responses to “Cristo Senhor”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Encomendas

Caso pretendam alguma peça tricotada por mim, é só entrar em contacto através do email (mamamartinho@gmail.com) com a informação do que pretendem, que eu irei responder.

Escreve o teu endereço de e-mail para seguir este blog e receber as notificações de novos posts por e-mail.

Junte-se a 517 outros seguidores

Categorias

Arquivos

Mamã Martinho


