24
Abr
17

Croquetes de Tofú

Ora bem, já hà muito que aqui não falava de comida, mas a verdade é que existe tanta informação por ai, que sinto que estou a “copiar” algo de alguém.  No entanto quando fiz estes croquetes, e foram completamente da minha autoria decidi escrever até porque é algo que não encontrei ainda como receita e porque o tema Tofú para quem não é vegetariano como eu, deixa-nos de pé atrás.

Mas fazendo uma introdução a este alimento e como tem entrado cá em casa. Aqui os adultos são pessoas muito curiosas com a alimentação e gostamos imenso de variar, o que já não acontece com os mais novos… Num destes anos e tendo sempre dificuldade em fazer algo diferente na altura da quaresma, eis que encontro no ALDI uma embalagem com 2 pedaços de tofú a um preço super económico. Comprei para pensar o que fazer com eles. Percebi que a textura me fazia lembrar a carne de peru picada e dai surgiu a inspiração. As várias receitas que fiz após isso foram sempre com a mesma base, esfarelar o tufú e usá-lo numa bolonesa. A bolonesa depois podia ser com esparguete, ou ser utilizada em empadão. A verdade é que foi um sucesso cá em casa! Os miudos já não estranham haver tufú à refeição (claro que da forma que falei). Experimentem, fica mesmo bom!

Croquetes de tofu//embedr.flickr.com/assets/client-code.js

Mas nisto lá tentei eu mais uma vez inventar e pensei porque não uns croquetes? Bem, estes não ficaram 100% aprovados cá em casa, já que houve um dos miudos que não apreciou muito, ou seja não estava mal de todo, mas por ele não repetia. Já o resto da população achou muito bom.

Do ponto de vista económico, é sem dúvida uma receita a repetir pois fica mesmo muito económico.  E aqui vai a receita para quem quiser se aventurar! Esta receita deu para 28 unidades.

Ingredientes:

  • Tofú (400 gr);
  • Oregãos, tomilho, alho em pó e sal q.b.;
  • Azeite (um fio);
  • 1 dente de alho picado;
  • 1 cebola picada;
  • 1 folha de louro;
  • 120 gr de farinha;
  • 3 dl de leite quente;
  • 2 ovos pequenos batidos;
  • pão ralado ou mandioca e ovo para panar

Modo de preparação

Desfazer o tofu com os dedos e temperar com oregãos, tomilho, alho em pó e sal.

Levar ao lume o alho e a cebola picada num fio de azeite, com a folha de louro e deixar alourar. Jantar a farinha até que ligue e depois o leite. Mexer até que se descole do fundo. Adiciona-se o preparado de tofú e deixa-se cozinhar por uns 2 minutos. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco antes de juntar os ovos. Moldam-se os croquetes e passam-se por ovo e depois por pão ralado ou mandioca.

Nesta altura ou se congelam os mesmo ou fritam-se em óleo bem quente.

Advertisements

0 Responses to “Croquetes de Tofú”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Encomendas

Caso pretendam alguma peça tricotada por mim, é só entrar em contacto através do email (mamamartinho@gmail.com) com a informação do que pretendem, que eu irei responder.

Escreve o teu endereço de e-mail para seguir este blog e receber as notificações de novos posts por e-mail.

Junte-se a 517 outros seguidores

Categorias

Arquivos


%d bloggers like this: