05
Fev
07

O Colete que virou camisola

A ideia inicial era fazer um colete com a linha verde da Brancal e a linha Fashion da Rosários, no entanto depois de concluir o corpo vi que tinha linha suficiente para mangas. Decidi fazer então uma camisola.

Como esta foi ideia minha, vou colocar aqui o esquema que fiz:

2 medas de linha verde da Brancal

1 novelo 50 g Fashion da Rosários

1 par agulhas circulares de 5,5 cm

tensão: 13 pt= 10 cm

Montei 104 malhas na agulha e trabalhei em barra 2/2, em circular, ou seja sem costura durante 18 cm. Após essa altura dividi o trabalho a meio e trabalhei em meia fazendo 52 pts com a linha verde e 52 pts com a linha fashion. A técnica de trabalhar as duas linhas na vertical pode ser vista aqui (Knitting Help- video “Intarsia method”). Continuei em meia até que a peça medi-se  36 cm de altura. Dividi a peça em duas, separando as costas da frente, e fiz os remates para as cavas. Estes foram feitos rematando no inicio de cada volta 1 vez 3 pts, 1 vez 2 pts e 1 vez 1 pt. Continuei em meia com as duas peças em separado até que atingi os 47 cm de altura. Ai fiz o decote na frente do trabalho. Este foi feito rematando 16 pts no meio da frente de uma vez e em cada volta 1 pt de cada lado até que só restam 9 pts em cada lado. Continuei em meia até que a peça tinha 52 cm de altura. As costas foram sempre a direito até aos 52 cm.

As mangas, bem essas foram bem simples. Montei 44 pts e trabalhei em ponto barra 2/2 durante 18 cm. Apartir dai trabalhei em meia até que atingi os 40 cm de altura. Fiz o remate das cavas da mesma forma que na camisola, no inicio de cada volta rematei 1 vez 3 pts, 1 vez 2 pts e 1 vez 1 pt. Depois continuei em meia até ter mais 10 cm acima dos remates feitos.

Cosi as mangas, os ombros, a caostura de uma das lateriais da camisola (a que estava aberta) e as mangas na camisola. Levantei os pontos á volta da gola e trabalhei em ponto barra 2/2 em circular durante cerca de 5 cm de altura.

No entanto a camisola teve um senão. Experimentei antes de fazer as mangas e estava tudo bem, mas após ter cosido as mangas, ela “encurtou”. Com tudo pronto e cosido, não tinha vontade de desmanchar. Uma vez que a barra tinha o mesmo tamanho que a das mangas não podia aumentar ai e a unica forma de aumentar seria após a barra 2/2. O que fiz?

Primeiro desmanchei um pouco da costura lateral da camisola,  apanhei as malhas do fim da barra (visto de baixo para cima), e as malhas da 2ª fila do ponto meia, isto com 2 agulhas circulares.

Depois com cuidado cortei 1 ponto no inicio da 1ª volta de meia e desmanchei essa fila.

Fiquei com duas peças em separado, a barra 2/2 e a restante camisola.

Trabalhei em meia até á altura que achei conveniente (uns 3/4 cm) a parte de cima da camisola e depois juntei novamente á barra. Experimentei várias formas de unir, mas a que mais me agradou foi a técnica das 3 agulhas (Three Needle Bind-Of).

Fica aqui a imagem da costura pelo lado do avesso,

e pelo lado do direito.


16 Respostas to “O Colete que virou camisola”


  1. 1 Alda -Talisma acessorios
    5 de Fevereiro de 2007 às 12:02 pm

    Ficou bem gira a camisola, as cores combinam na perfeição.

    Acho que foi uma boa opção optar pela camisola.

    E aquele problemazito das mangas, que conseguiste dar a volta, até serviu para testar outros pontos e outras ideias, ha-que pensar sempre pelo positivo.

    Parabéns adorei.

    Bjs Alda

  2. 5 de Fevereiro de 2007 às 12:59 pm

    Que ideia original, a camisola ficou muito gira, bem adaptada ao teu corpo! Passei para te dizer que estou muito contente por ser a tua ANS! 😀 Espero conseguir encontrar um “pacote” especial e que tu gostes a sério!~

    Bjx

    Joana

  3. 5 de Fevereiro de 2007 às 2:32 pm

    Está magnífica! A técnica que usaste para aumentar o comprimento sem desmanchar a camisola é bastante engenhosa, penso que muita gente vai achar esta informação muito útil! Nunca teria pensado em aumentar no meio do trabalho da forma como fizeste! De facto é a melhor solução num caso destes. Também não conhecia a técnica das 3 agulhas e graças a ti fiquei a conhecer. Penso que são estes conhecimentos que fazem uma tricotadeira de nível avançado! Obrigada por teres partilhado todo o processo! Beijinhos e parabéns por mais um excelente trabalho (tanto na camisola como a transmitir técnicas úteis)!

  4. 5 de Fevereiro de 2007 às 2:45 pm

    Sua blusa ficou ótima !!
    Lindas cores e você foi muito criativa com o ” probleminha” que surgiu. Isso mostra a sua qualidade como tricoteira.
    Parabéns!!!
    Beijos

  5. 5 de Fevereiro de 2007 às 8:17 pm

    Que jeitosa que tu és! Estou sempre a aprender contigo!

  6. 6 de Fevereiro de 2007 às 9:18 am

    Ficou linda, parabens!!! E realmente na resolução dos problemas que vão surgindo é que conseguimos desenvolver as nossas capacidades!!
    Desejos de uma optima semana!

  7. 8 Maria Alves
    6 de Fevereiro de 2007 às 2:06 pm

    Ficou muito bonita.Quanto ao “erro” nem vou comentar, eu n~ºao seria capaz.
    Beijinhos
    Maria Alves

  8. 6 de Fevereiro de 2007 às 3:27 pm

    Ola adorei seu blog ficou lindissimo!, qto ao erro ficou show e é errando que se aprende beijos tenha uma otima semana :**

  9. 6 de Fevereiro de 2007 às 5:16 pm

    Ficou linda essa blusa!
    Ótima solução! Deu um toque especial!

    Beijinhos
    Ana

  10. 8 de Fevereiro de 2007 às 10:44 am

    Muito bem combinadas as cores. Gosto tb do decote.


Deixe um comentário




Encomendas

Caso pretendam alguma peça tricotada por mim, é só entrar em contacto através do email (mamamartinho@gmail.com) com a informação do que pretendem, que eu irei responder.

Escreve o teu endereço de e-mail para seguir este blog e receber as notificações de novos posts por e-mail.

Junte-se a 547 outros subscritores

Categorias

Arquivos